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Demoscene: Inspirações tecnológicas para OpenGL

Demoscene é uma subcultura da arte informática especializada na produção de demos, apresentações áudio-visuais não-interativas, que são executadas em tempo-real em um computador. O objetivo principal de um demo é demonstrar apuro técnico em habilidades de programação, artes gráficas e música entre os diversos demogroups.

Wikipedia: Demoscene

Farbrausch fr-041: debris (2007)
http://www.pouet.net/prod.php?which=30244
http://www.youtube.com/watch?v=wqu_IpkOYBg
Todo o cenário, os prédios, as pontes, todas as texturas, música e som, passagem de câmera, tudo isso em 96 kilobytes – o que indica, além da engenhosidade dos programadores, que tudo foi gerado através de código.

Farbrausch fr-043: rove (2010)
http://www.pouet.net/prod.php?which=54588
http://www.youtube.com/watch?v=hp-qLnA0zAQ
Composições com máscaras tridimensionais, formas procedurais com animação, iluminação, névoa, variações de nível de detalhe.

Approximate: Gaia Machina (2012)
http://www.pouet.net/prod.php?which=59107
http://www.youtube.com/watch?v=UchVsOVxYXQ
Formas da natureza, em 64KB.

Andromeda Software Development: Lifeforce
http://www.pouet.net/prod.php?which=31571
http://www.youtube.com/watch?v=o9GLl6kI4hQ
Máscaras bi- e tridimensionais, filtros, efeitos e simulações de fluidos em tempo real, dentre várias outras técnicas.

Conspiracy: Chaos Theory
http://www.pouet.net/prod.php?which=25774
http://www.youtube.com/watch?v=MAnhcUNHRW0
Texturas, filtros, formas geométricas e iluminação, em 64KB.

Farbrausch: .kkrieger
http://www.pouet.net/prod.php?which=12036
Um jogo, um first-person shooter, com cenários, inimigos, texturas e tudo mais, em 96KB.

Quite & orange: cdak
http://pouet.net/prod.php?which=55758
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=RCh3Q08HMfs
4KB. Quatro kilobytes.

Rgba: Elevated
http://pouet.net/prod.php?which=52938
http://www.youtube.com/watch?v=_YWMGuh15nE
Agora, o mundo. Em 4KB.

Farbrausch & Haujobb: Time Index (2003)
http://www.pouet.net/prod.php?which=10999
http://www.youtube.com/watch?v=rGHpGFH8Scs

Conspiracy: A Place Called Universe (2003)
http://www.pouet.net/prod.php?which=10130
http://www.youtube.com/watch?v=5ZNaKmqqaxQ&hd=1

Conspiracy: Beyond (2004)
http://www.pouet.net/prod.php?which=11452
http://www.youtube.com/watch?v=E94Re7mL5vs

Andromeda Software Development: Rupture (2009)
http://www.pouet.net/prod.php?which=52931
http://www.youtube.com/watch?v=pmw87w7i6rQ
Composição de cenário e objetos através de interseções e uniões entre objetos, em tempo real.

Andromeda Software Development: SPIN (2011)
http://www.pouet.net/prod.php?which=57446
http://www.youtube.com/watch?v=8MMwO8Mvqfs
Rotoscopia na placa de vídeo.

Fairlight & Carillon & Cyberiad: Agenda Circling Forth (2010)
http://www.pouet.net/prod.php?which=54603
http://www.youtube.com/watch?v=GJruj0YkDsg
Nenhum polígono foi (tecnicamente) utilizado na produção dessa demo.

Kewlers & MFX: 1995 (2006)
http://www.pouet.net/prod.php?which=25783
http://www.youtube.com/watch?v=weGYilwd1YI
Vários efeitos “oldschool” (de antes do uso generalizado de placas de vídeo 3D) reimplementados com OpenGL.

Autor: Tiago Rezende

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